LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo para responder às questões 1 e 2.
As pessoas sempre pensam em si mesmas antes de
levar em conta o bem-estar geral. Não adianta querer
mudar isso. A espécie humana é essencialmente egoísta
e precisa frequentemente receber estímulos individuais
para agir em prol de uma causa que transcenda o
próprio raio de interesses. A princípio todo mundo
trabalha impulsionado por objetivos próprios, entre eles
o progresso na carreira e o salário no fim do mês. A
única maneira de fazer um funcionário voltar-se também
para os interesses da empresa é motivá-lo por meio de
um conjunto concreto de benefícios extras. Não é por
acaso que as companhias que implantaram políticas
de reparte de lucros ou de premiação em dinheiro aos
funcionários mais talentosos e esforçados tendem a
superar as demais em produtividade e lucro. Em um
mundo tão complexo, economistas, empresários e
governantes precisam saber mais sobre psicologia.
(Entrevista de Maskin a VEJA, 26 de março, 2008).
1 - Assinale a opção em que os três termos remetem, por coesão textual, ao mesmo referente.
a) “As pessoas”(l.1) – “que”(l.5) – “próprio”(l.6)
b) “bem-estar geral”(l.2) – “isso” (l.3) – “raio de interesses”
(l.6)
c) “estímulos individuais”(l.4) – “objetivos próprios”(l.7)
– “eles”(l.8 )
d) “funcionário”(l.9) – “-se” (l.9) – “-lo” (l.10)
e) “empresa”(l.10) – “companhias”(l.12) – “demais”(l.15)
2 - Assinale a opção que dá continuidade coerente e gramaticalmente correta ao texto.
a) Senão, fracassará em motivar os talentos para os
objetivos da empresa ou instituição.
b) Do contrário, eles vão fracassar na tentativa de
estabelecer regras e edificar instituições duradouras.
c) Assim, conseguir-se-ão alcançar objetivos coletivos
que se voltam para os interesses da empresa, além
dos interesses pessoais.
d) Só por meio de uma boa aplicação dos avanços da
ciência, aliada à prática das causas comuns, hão de
haver os verdadeiros repartes.
e) É nessa globalização de conhecimentos que as
pessoas deixarão de pensar apenas em si mesmas,
mas nos objetivos do bem comum.
Leia o seguinte texto para responder às questões 3 e 4.
A linguagem da mídia é uma das mais constantes
formas de comunicação a que as pessoas têm acesso.
Com os avanços da tecnologia, a produção de notícias
escritas e faladas invade nosso cotidiano. O noticiário
tem um papel social e político, assim como educacional:
ao estarmos expostos a ele fazemos conexões e
tentamos entender e explicar como acontecimentos
relatados na mídia se relacionam com nossas vidas e
com a sociedade como um todo. Entretanto, notícias
são relatos de fatos e não o fato em si. O tratamento
de qualquer tópico, portanto, sempre dependerá de
quem o escolheu e de que ponto de vista será relatado.
Relatos, assim, não são uma representação de fatos,
mas uma construção cultural que codifica valores fixos,
já que os jornalistas obedecem a uma série de critérios
que determinam se um fato pode ser relatado ou não.
(Carmen Rosa Caldas-Coulthard. A imprensa britânica e a representação da
América Latina: recontextualização textual e prática social)
3 - Entende-se da argumentação do texto que :
a) estamos sujeitos a uma forma de progresso da
tecnologia que tem conseqüências nocivas para o
equilíbrio da sociedade, apesar da relevância política
e social da mídia.
b) os relatos de fatos substituem os fatos em si quando
aquele que escolhe como será a produção do noticiário
obedece a valores e critérios políticos e educacionais.
c) notícias faladas e escritas são construções culturais,
pois não são os fatos, mas relatos de fatos que
passaram pela escolha e relato de quem lhes imprime
um ponto de vista.
d) os tópicos selecionados na produção de notícias
escritas e faladas atendem a critérios tecnológicos de
comunicação que visam relacionar as pessoas ao seu
meio social e cultural.
e) o noticiário tem papel social e político decorrente de
seu papel educacional, na medida em que as conexões
que fazemos com nossas vidas e com a sociedade vão
construindo valores culturais.
4 - Analise os seguintes itens a respeito do emprego das estruturas lingüísticas no texto.
I. O uso da preposição a antes de “que”(l.2) é exigência das regras gramaticais que normatizam as relações
sintáticas com o substantivo “acesso”(l .2).
II. O sinal de dois-pontos depois de “educacional” (l.5) introduz uma explicação; por isso poderia ser
substituído por uma vírgula seguida de porque.
III. A coerência textual exige que, para manter a correção gramatical, seja usado futuro em “dependerá”(l.11),
por causa do uso de pretérito em “escolheu”(l.12) e de
futuro em “será”(l.12).
IV. Embora as regras de pontuação admitam a omissão das vírgulas que demarcam “assim”(l.13), sua
não-ocorrência altera as relações de sentido entre “relatos”(l.13) e a informação anterior; “assim” qualificaria “relatos”, em vez de marcar a idéia da oração como conclusiva.
A quantidade de itens corretos é:
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
5 - Assinale a opção correta a respeito das alterações
propostas para o texto.
5
10
15
Embora todas as atividades de cada pessoa produzam
efeitos sobre uma coletividade, existem algumas
situações em que cada um deve tomar suas próprias
decisões e escolher os seus caminhos. Na realidade,
essa possibilidade de decidir faz parte da liberdade do
indivíduo e dá a cada um a responsabilidade por suas
escolhas. Um dos mais notáveis escritores brasileiros,
Osman Lins, observou que não se pode conseguir
qualquer mudança profunda na sociedade se não
houver antes a mudança na consciência de cada um.
Assim, pois, para a efetiva participação política, o
primeiro passo deve ser dado no plano da consciência.
Dado esse passo, está aberto o caminho para a plena
participação, pois o indivíduo conscientizado não fica
indiferente e não desanima perante os obstáculos. Para
ele, a participação é um compromisso de vida, exigida
como um direito e procurada como uma necessidade.
(Adaptado de Dalmo de Abreu Dallari. O que é participação política, p.43)
a) Retira-se a idéia de hipótese, mas mantém-se a correção
e a coerência do texto, ao substituir “produzam”(l.1) por produzem.
b) Pelo valor semântico do verbo existir, a organização das
idéias do texto mantém-se coerente e gramaticalmente
correta se o trecho “existem algumas situações em”
(l.2 e 3) for reescrito como: em algumas situações.
c) Devido às relações de sentido do período em que
ocorre, a substituição do verbo “pode”(l.8 ) por
poderia preserva a correção gramatical e ressalta
a idéia de condição em que se apóia a coerência da
argumentação.
d) As duas vírgulas antes e depois de “pois”(l.11)
indicam que essa conjunção está empregada com
valor conclusivo, que ficaria subentendido, no texto,
mesmo sem sua explicitação; por isso, a retirada
dessa conjunção e das duas vírgulas que a demarcam
preservaria a correção textual.
e) Preserva-se a coerência dos argumentos, bem como a
correção gramatical do texto, ao substituir “perante os”
(l.15) tanto por ante os quanto por ante aos.