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 Tecnico da Receita Federal 2003

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MensagemAssunto: Tecnico da Receita Federal 2003   Tecnico da Receita Federal 2003 EmptyTer 22 Jul 2008, 18:49

LÍNGUA PORTUGUESA

Leia o texto para responder às questões de 01 a 03.

Um dos motivos principais pelos quais a temática
das identidades é tão freqüentemente
focalizada tanto na mídia assim como na
universidade são as mudanças culturais,
sociais, econômicas, políticas e tecnológicas
que estão atravessando o mundo e que são
experienciadas, em maior ou menor escala,
em comunidades locais específicas. Como
indica Fridman (2000, p. 11), “se a modernidade
alterou a face do mundo com suas conquistas
materiais, tecnológicas, científicas e
culturais, algo de abrangência semelhante
ocorreu nas últimas décadas, fazendo surgir
novos estilos, costumes de vida e formas de
organização social”. Há nas práticas sociais
cotidianas que vivemos um questionamento
constante de modos de viver a vida social
que têm afetado a compreensão da classe
social, do gênero, da sexualidade, da idade,
da raça, da nacionalidade etc., em resumo,
de quem somos na vida social contemporânea.
É inegável que a possibilidade de vermos
a multiplicidade da vida humana em um
mundo globalizado, que as telas do computador
e de outros meios de comunicação
possibilitam, tem colaborado em tal questionamento
ao vermos de perto como vivemos
em um mundo multicultural e que essa multiculturalidade,
para qual muitas vezes torcíamos/
torcemos os narizes, está em nossa
própria vida local, atravessando os limites
nacionais: os grupos gays, feministas, de
rastafaris, de hip-hop, de trabalhadores rurais
sem-terra etc.
(Luiz Paulo da Moita Lopes, Discursos de identidades,
p. 15)

01- Das seguintes relações de causa (primeira coluna)
e conseqüência (segunda coluna), assinale a única
que não é possível inferir a partir do texto.

a) mudanças culturais e
sociais -----
focalização da temática
das identidades

b) modernidade no
mundo ----
novas formas de
organização social

c) acesso à
multiculturalidade ----
acesso às telas do
computador

d) questionamento dos
modos de viver ----
alteração na
compreensão da
sexualidade

e) novas conquistas
tecnológicas e culturais----
novos estilos e
costumes de vida

02- Assinale a opção correta a respeito do emprego
dos verbos no texto.

a) As regras gramaticais da norma culta exigem
o emprego de plural em “são”(l.4) para respeitar
a concordância com “tanto na mídia
assim como na universidade”(l.3 e 4).

b) A alternativa textual de se empregar o verbo
existir no lugar do impessoal “Há”(l.15), e
preservar a correção gramatical, exige que
seja usada a forma de plural: existem.

c) O emprego do acento em “têm”(l.18 ), tornando
o vocábulo tônico, indica que o verbo
está aí concordando com “práticas sociais
cotidianas”(l.15 e 16).

d) A complementação do verbo viver preenche
funções sintáticas diferentes nas ocorrências
das linhas 16 e 27.

e) A dupla possibilidade verbal que o texto oferece,
“torcíamos/torcemos”(l.29 e 30) envolve
variação no tempo e modo verbais, mas
preserva a pessoa gramatical.

03- Analise as seguintes alterações propostas para as
estruturas lingüísticas do texto e assinale a opção
correta.

a) Preserva-se a correção gramatical e a
coerência textual ao usar o pronome relativo
que em lugar de “quais”(l.1), desde que
precedido da preposição por.

b) Preserva-se a correção gramatical e os
sentidos do texto ao retirar “de abrangência”(
l.12).

c) Preserva-se a correção gramatical mas
altera-se a coerência textual ao usar a forma
verbal flexionada faz no lugar da forma
nominal “fazendo”(l.13), desde que se insira
antes dela a conjunção e.
d) Preservam-se a correção gramatical e os
sentidos do texto ao inserir o diante de
“que”(l.24), desde que seja retirada a vírgula
após “possibilitam”(l.26).
e) Preserva-se a correção gramatical, mas
prejudica-se a coerência textual ao substituir
a forma nominal “atravessando”(l.31) por e
atravessa.

Leia o texto abaixo para responder às questões 04
e 05.

Com a tramitação das reformas constitucionais
no Congresso, estamos prestes a inscrever
em nossa Carta Magna disposições
como limite salarial de integrantes dos poderes
e dos serviços públicos estaduais, assunto
que dificilmente se discutirá no Legislativo
de qualquer outra federação, monárquica
ou republicana, presidencialista ou parlamentarista,
e que pouco provavelmente se
encontrará em outra Constituição. A indagação
cabível, a meu ver, é como e por que
chegamos a tanto.
O cerne desse desafio, que julgo não respondido,
pode ser resumido num simples
raciocínio: o sistema federativo, por oposição
à forma unitária do Estado, nada mais é do
que distribuir espacialmente o poder.
A origem e o fundamento da divisão espacial
do poder, representados pela federação,
devem ser procurados entre aqueles que
criaram o primeiro regime federativo do
mundo. O modelo confederativo, como se
sabe, já era conhecido historicamente e foi
adotado nos artigos da confederação que
precederam e viabilizaram a luta pela independência
das 13 colônias da América do
Norte. O que marca a singularidade do novo
sistema é exatamente a diferença entre as
confederações anteriores e a alternativa
criada pelos convencionais da Filadélfia.
Equilibrar poderes, distribuir competências e
responsabilidades rigorosamente simétricas
em uma nação tão profundamente assimétrica,
mais do que um desafio de engenharia
política, ainda é uma incógnita indecifrada,
que, como a esfinge, ameaça-nos devorar.
(Marco Maciel, Pacto federativo, Folha de São Paulo,
14/09/2003, com adaptações)

04- Marque F (falso) ou V (verdadeiro) para inferências
a partir do texto.

( ) As reformas constitucionais reforçam a distribuição
espacial do poder.

( ) Um Estado que adota uma forma unitária não
distribui espacialmente o poder.

( ) Confederações são Estados que adotam,
constitucionalmente, o regime federativo a
partir da independência dos Estados Unidos.

( ) Nossa Carta Magna será a primeira, ou uma
das primeiras, a dispor sobre limite salarial de
integrantes dos poderes mas não sobre dos
serviços estaduais.

A seqüência correta é

a) V, V, F, V
b) V, V, F, F
c) F, V, V, V
d) V, F, F, F
e) F, F, V, F

05- Assinale a opção que representa uma relação de
coesão no texto.

a) “assunto”(l.5 e 6) refere-se a “tramitação das
reformas constitucionais no Congresso”(l.1 e
2)

b) “tanto”(l.12) refere-se a “inscrever em nossa
Carta Magna disposições como limite salarial
de integrantes dos poderes e dos serviços
públicos estaduais”(l.2 a 5)

c) “aqueles”(l.20) refere-se a “artigos da confederação”(
l.24)

d) “modelo confederativo”(l.22) refere-se a “luta
pela independência”(l.25 e 26)

e) “nação”(􀀢.33) refere-se a “13 colônias da
América do Norte”(l.26 e 27)


Última edição por oculto em Ter 22 Jul 2008, 18:51, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003   Tecnico da Receita Federal 2003 EmptyTer 22 Jul 2008, 18:49

Leia o texto abaixo para responder à questão 06.

O panorama da sociedade contemporânea
sugere-nos incontáveis abordagens da ética. À
medida que a modernidade — ou a pós-modernidade
— avança, novas facetas surgem
com a metamorfose do espírito humano e sua
variedade quase infinita de ações. Mas, falar
sobre ética é como tratar da epopéia humana.
Na verdade, está mais para odisséia, gênero
que descreve navegações acidentadas, lutas e
contratempos incessantes, embates de vida e
morte, ilusões de falsos valores como cantos
de sereias, assédios a pessoas e a propriedades,
interesses contraditórios de classes dominantes
figuradas pelos deuses, ora hostis ora
favoráveis. As aventuras de Ulisses sintetizam
e representam o confronto de ideais nobres e
de paixões mesquinhas. Não obstante narramse
também feitos de abnegação, laços de fidelidade
entre as pessoas e suas terras, lances
de racionalidade e emoção, a perseverança na
reconquista de valores essenciais. Os mitos
clássicos são representações de vicissitudes
humanas e situações éticas reais.
(Adaptado de José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da
Ética, São Paulo: Senac, 2002, págs.17 e 18 )

06- Em relação ao texto, assinale a opção correta.

a) Em “sugere-nos”(l.2) o pronome enclítico
exerce a mesma função sintática do “se” em
“narram-se”(l.17 e 18 ).

b) Ao se substituir “À medida que”(l.2 e 3) por
À medida em que, preservam-se as relações
semânticas originais do período.

c) A preposição “com”(l.5) está sendo empregada
para conferir a idéia de comparação
entre “novas facetas”(l.4) e “metamorfose do
espírito humano”(l.5).

d) A expressão “Na verdade, está mais para
odisséia”(l.8 ) e as informações que se sucedem
permitem a inferência de que “epopéia”(
l.7) não traria a noção de dificuldades,
fracassos.

e) O período permaneceria correto se a preposição
na expressão “confronto de ideais”(l.16)
fosse, sem outras alterações no período,
substituída por entre.

Leia o texto abaixo para responder às questões
07 e 08.

Seja nos mitos de criação seja na cosmologia
de hoje, há uma busca do sentido do
mundo, um esforço de compreensão da natureza
e do universo. As representações do
espírito humano, num caso e noutro, constituem
variações sobre o mesmo tema: penetrar
no âmago da realidade.
Não é segredo algum descobrir que a
busca de sentido para o cosmos se engata
com a procura de sentido para a existência
da família humana. Para além das concepções
científicas e das diversidades culturais,
o porquê da nossa vida, de sua origem e do
seu destino, acompanha passo a passo
nossa evolução histórica. A ocupação do
planeta, a organização da convivialidade, a
compatibilização dos contrários, presentes
em toda parte, e a eterna busca de valores
transcendentes estão no mesmo séquito que
acompanha a observação do mundo natural,
nas descobertas de nexo entre causa e
efeito, nos postulados científicos e nas aplicações
técnicas.
(José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, São
Paulo: Senac, 2002, p.20)

07- Assinale a substituição ou adaptação sugerida que
prejudicaria os sentidos originais ou a correção
gramatical do texto.

a) “Seja...seja”(l.1) > Quer ...quer
b) “num caso e noutro”(l.5) > em um caso e em
outro
c) “tema:”(l.6) > tema, que é
d) “com a”(l.10) > na
e) “Para além das”(l.11) > Por meio das

08- Assinale a opção que está de acordo com a idéia
central do texto.

a) A cosmologia é uma ciência exata que dispensa
valores humanísticos e procura apenas
relações de causa e efeito.

b) Os mitos, como exclusivas representações do
espírito humano, configuram o caminho por
excelência para a busca por valores transcendentes.

c) As concepções científicas e a diversidade
cultural são obstáculos que invalidam uma
visão hegemônica do mundo natural.

d) O porquê da vida humana, sua origem e seu
destino são indagações subjacentes tanto aos
mitos quanto às investigações de caráter
científico.

e) Nos postulados científicos e nas aplicações
técnicas, as descobertas de nexo entre causa
e efeito negligenciam as leis da cosmologia.

09- Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

A ciência moderna desestruturou saberes
tradicionais, e seu paradigma mecanicista, que
encara o mundo natural como máquina desmontável,
levou a razão humana aos limites da
perplexidade, porquanto a fragmentação do
conhecimento em pequenos redutos fechados
se afasta progressivamente da visão do conjunto.
A excessiva especialização das partes
subtrai o conhecimento do todo. Daí resulta a
dificuldade teórica e prática para que o espírito
humano se situe no tempo e no espaço da sua
existência concreta.
(José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, São
Paulo: Senac, 2002, p. 27)

a) O sentido da palavra “paradigma”(l.2) está
associado à idéia de modelo, ponto de vista
teórico.

b) As vírgulas após “mecanicista”(l.2) e após
“desmontável”(l.3 e 4) isolam uma expressão
de caráter explicativo.

c) Pelos sentidos do texto, o sujeito sintático de
“levou”(l. 4) é “seu paradigma mecanicista” (l.2).

d) Ao se substituir a conjunção “porquanto”(l.5)
pela conjunção porque, as relações sintáticas
e semânticas do período são mantidas.

e) Em “se situe”(l.11) o pronome “se” indica indeterminação
do sujeito e contribui para conferir
impessoalidade ao texto.

10- Assinale a opção em desacordo com as idéias do
texto.

Não mais se conta com um eixo filosófico ou religioso
sobre o qual girem as ciências, as técnicas e
até mesmo a organização social. Como adverte
Edgar Morin, a ciência também produz a ignorância,
uma vez que as especializações caminham
para fora dos grandes contextos reais, das realidades
complexas. Paradoxalmente, cada avanço
unidirecional dos conhecimentos científicos produz
mais desorientação e perplexidade na esfera das
ações a implementar, para as quais se pressupõem
acerto e segurança. Vivemos em uma nebulosa,
que não é a via-láctea deslocando-se no
espaço cósmico e explicável pela astronomia, mas
em uma nebulosa provocada pela falta de contornos
definidos para o saber, para a razão e, na prática,
para as decisões fundamentais. Afinal, o que
significa tudo isso para a felicidade das pessoas e
o destino último da sociedade?
(José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, São
Paulo: Senac, 2002, p. 27)

a) O eixo filosófico ou religioso sobre o qual
giravam as ciências, as técnicas e até mesmo
a organização social não está mais disponível.

b) Como as especializações se desviam dos
grandes contextos reais e das realidades
complexas, a ciência também produz ignorância.

c) Se o avanço dos conhecimentos é unidirecional,
produz-se desorientação e perplexidade
nas ações para as quais acerto e segurança
são pressupostos.

d) A falta de contornos definidos para o saber é
provocada pela razão e pelas decisões fundamentais
da prática.

e) A nuvem de matéria interestelar em que vivemos,
que se desloca no espaço cósmico, é
explicável pela astronomia.


Última edição por oculto em Ter 22 Jul 2008, 18:53, editado 1 vez(es)
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MensagemAssunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003   Tecnico da Receita Federal 2003 EmptyTer 22 Jul 2008, 18:49

11- Assinale o trecho do texto que foi transcrito com
erro.

a) Os direitos humanos, a grande conquista
moderna, procedem da idéia de que o governo
está a serviço dos cidadãos, e não o
contrário. Cada indivíduo, antes mesmo de
fazer parte do poder político, já detêm direitos
que são seus, pelo simples ato de nascer.

b) É esse vínculo dos direitos humanos ao nascimento
que permite dizer que eles são direitos
naturais. Já o Estado é um instrumento
para realizar fins comuns às pessoas.

c) Vários teóricos da política, ao longo dos séculos
XVII e XVIII, afirmaram que o Estado
nasceria de um contrato. Eles foram indevidamente
contestados depois que os avanços
da história mostraram que seria impossível a
pessoas isoladas entre si desenvolverem a
sofisticação necessária para adotar o conjunto
de regras e leis que forma um Estado.

d) O que os contratualistas pretendiam não era
tanto afirmar uma verdade histórica, ou sequer
uma hipótese, mas expressar uma idéia
filosófica forte, revolucionária: o indivíduo tem
prioridade sobre o Estado.

e) Mesmo que cada um de nós, em sua vida,
nasça dentro de um Estado — e, portanto,
depois dele —, este último somente tem
validade como ferramenta ou meio para promover
fins que são os nossos.
Adaptado de Renato Janine Ribeiro, Fronteiras da Ética,
São Paulo: Senac, 2002, p.134,135.

Nas questões 12 e 13 assinale a opção que
corresponde a erro gramatical ou de grafia das
palavras.

12- O Tribunal de Contas da União, por meio do(1)
Acórdão(2) nº 1.137, de 13 de agosto de 2003,
apresentou o resultado de trabalhos de inspeção
realizados junto aos Órgãos Centrais, à(3) Delegacia
da Receita Federal em Brasília e à Delegacia
Especial de Instituições Financeiras em São Paulo,
tendo por objeto avaliar o controle exercido pela
Superintendência da Receita Federal sobre à(4)
rede arrecadadora de receitas federais. Em diversos
trechos de seu relatório, aquele Tribunal reconhece
os benefícios advindos(5) do Projeto de
Reestruturação do Controle da Rede Arrecadadora
de Receitas Federais - Projeto Nova Rarf.
(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 10/09/2003)

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

13- A sociedade humana, desde os seus primórdios,
soube desenvolver as dimensões essenciais de
sua atividade prática — e já por isso o homem
pôde (1)ser definido como tendo sido, desde a sua
origem, um animal técnico, ou seja, uma criatura
afeita à fainas(2) da transformação da natureza.
Foi a filosofia grega, no entanto, e apenas ela, que
conseguiu estabelecer aquelas categorias fundamentais
para o desdobramento da tecnologia. Não
que esse desdobramento estivesse desde sempre(
3) na mira daqueles primeiros pensadores
gregos. Em verdade(4), a ligação entre esse pensamento
das categorias de base e a sua subserviência
ao desenvolvimento da tecnologia só viria a
manifestar-se(5) dois milênios mais tarde.
(Adaptado de Gerd Bornheim, Fronteiras da Ética, São Paulo:
Senac, 2002, p.147)

a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5

14- Assinale a opção em que a concordância está de
acordo com a norma padrão.

a) Os milhares de pessoas que cometeram
delitos, após cumprirem suas penas, ficam
quites com a sociedade.

b) Nenhum dos colegas de seção afirmaram ter
presenciado qualquer ato delituoso, apenas
relataram o que ouviram do funcionário
punido.

c) A maioria dos casos examinados indicava ser
necessário a instauração de sindicância,
ainda que alguns de nós relutássemos em
acatar a auditoria realizada.

d) Dadas as circunstâncias em que ocorreu um
grande número de exonerações, foi publicado,
na mídia, uma nota que justificava tal
procedimento administrativo.

e) Seguia anexo ao processo administrativo a
cópia dos contratos de serviços especializados
que haviam sido prestados na gestão
anterior.

15- Assinale a opção em que o trecho do texto foi
transcrito com erro de sintaxe.

a) As empresas do setor imobiliário que
deixaram de prestar contas das transações
realizadas em 2002 vão ser alvo de
investigação da Receita Federal. Imobiliárias,
construtoras e incorporadoras tinham prazo
limitado para entregar a Declaração de
Informação sobre Atividades Imobiliárias-
Dimob.

b) A estimativa é de que metade das empresas
não declarou, mas o coordenador-geral de
Fiscalização da Receita acredita que muitas
delas ainda vão cumprir a exigência. Até o
prazo foram entregues 21.395 declarações,
mas nos registros da Receita constam em
cerca de 40 mil empresas que estariam
obrigadas a declarar.

c) O coordenador diz que os dados da Dimob
serão confrontados com as informações da
declaração das empresas e das pessoas
físicas. O coordenador afirma ainda que as
informações serão cruzadas com os dados da
CPMF, que têm sido instrumento indispensável
ao trabalho de fiscalização do órgão.

d) Na declaração, as imobiliárias só devem
informar as operações realizadas no ano
passado. As empresas que não tiveram
atividades em 2002 estão desobrigadas de
prestar contas. Quem deixou de entregar a
declaração no prazo pagará multa mínima de
R$ 5 mil por mês-calendário. Em caso de
omissão ou informação de dados incorretos
ou incompletos, a multa será de 5% sobre o
valor da transação.

e) Essa declaração foi criada em fevereiro de
2003 para identificar as operações de venda
e aluguel de imóveis. A Receita quer saber,
por exemplo, a data, o valor da transação e a
comissão paga ao corretor. No ano passado,
foram fiscalizadas 495 empresas do setor,
cujas autuações somaram R$ 1,2 bilhão.
(Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 5/06/2003)
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MensagemAssunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003   Tecnico da Receita Federal 2003 EmptyTer 22 Jul 2008, 18:51

16- Assinale a opção que preenche corretamente as
lacunas do texto.

Todo e qualquer processo de reforma ___1___
realiza pela necessidade de modificar
procedimentos___2___ encontrem inadequados
ou ultrapassados diante das finalidades para
____3____foram instituídos. O modelo tributário
brasileiro foi redesenhado na Assembléia Nacional
Constituinte de 1988, dentro de uma visão
federativa ___4____ buscava o fortalecimento dos
Estados e municípios. Essa afirmação é
comprovada ____5_____observamos o espaço
tributário pertencente à União que foi cedido aos
Estados, como a tributação da energia elétrica, do
petróleo e seus derivados, da comunicação e da
prestação do serviço de transporte.
(Adaptado de Lúcio Alcântara, Folha de S.Paulo,01/09/2003)

a) as se que e sempre
que
b) lhe caso quem mas se
c) se que se as quais que quando
d) a os quais cujas quem caso
e) os que quando a qual ao

17- Assinale o trecho que, ao preencher a lacuna
correspondente, provoca erro gramatical, de
pontuação ou de coesão textual.
___________(1)_______________ com predominância
de fusões e aquisições de empresas, a
mudança de natureza das inversões diretas iniciou-
se nos Estados Unidos na década de 80.
________(2)__________ acompanhada de uma
grande expansão do investimento de portfólio e da
formação de megacorporações, estendeu-se aos
demais países nos anos 90. ______________(3)
__________ apoiada na valorização global das
Bolsas, ocorreu com maior intensidade na
segunda metade dos anos 90. _________(4)
___________ de movimento de natureza
patrimonial que deu lugar a dois processos
simultâneos: a fusão de empresas, com
fechamento de plantas no centro industrializado, e
o concomitante deslocamento para a periferia
dinâmica.__________________(5)__________ da
concorrência mundial ensejou a criação
concentrada de capacidade produtiva nos setores
de nova tecnologia e nas regiões capazes de
promover uma integração virtuosa ao processo de
internacionalização capitalista.

a) 1- É necessário esclarecer que,
b) 2 - Tal transformação na economia,
c) 3 - Essa aceleração da centralização de capital,
d) 4 - Tratavam-se, essencialmente,
e) 5 - Esse último estágio da evolução da estrutura

18- Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão
desordenados. Ordene-os nos parênteses e, em
seguida, assinale a seqüência correspondente.

( ) As operações de compra de imóveis pelas
off shores também estão sendo monitoradas
pela Receita. Os dados serão comparados
com as declarações de Imposto de Renda
dos residentes no Brasil e até com o
cadastro de imóveis das prefeituras.

( ) Sem identificação dos donos, cujos nomes
são mantidos em sigilo pela legislação dos
países onde estão registradas, muitas
dessas empresas fazem negócios no Brasil,
como a participação em empreendimentos
comerciais ou industriais, compra e aluguel
de imóveis.

( ) Além de não saber quem são os
proprietários dessas off shores, pois não há
mecanismos legais que permitem acesso
aos verdadeiros donos, o governo também
não tem conhecimento da origem desse
dinheiro aplicado no País, sem o
recolhimento dos impostos devidos.

( ) A Receita Federal está fechando o cerco
contra as empresas estrangeiras sediadas
em paraísos fiscais que atuam no Brasil,
conhecidas como off shores.

( ) Para reduzir essa evasão fiscal, a Receita
está identificando as pessoas físicas que
alugam imóveis de luxo pertencentes a
pessoas jurídicas ou mesmo físicas que
atuam em paraísos fiscais. Toda remessa de
aluguel é tributada.
(Adaptado de Ana D'Angelo, Andrea Cordeiro e Vicente
Nunes, Correio Braziliense, 08/09/2003)

a) 1º,2º,4º,3º,5º
b) 2º,3º,5º,4º,1º
c) 5º,2º,3º,1º,4º
d) 1º,5º,4º,3º,2º
e) 3º,2º,1º,5º,4º

19- Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão
desordenados. Ordene-os nos parênteses e, em
seguida, assinale a seqüência correspondente.

( ) Em geral, esta firma é constituída apenas
para atuar como subsidiária da estrangeira,
intermediando seus negócios. Caso a
empresa compre imóvel no Brasil, tem que
haver registro, tem que existir um
responsável, com CPF, o que permite o
controle.

( ) O investidor estrangeiro entra no Brasil via
Bolsa de Valores, fundos de investimentos
ou como sócio de uma empresa brasileira.

( ) O secretário da Receita admite, no entanto,
que não há mecanismos para controlar a
atuação de brasileiros que mandam dinheiro
ilícito para os paraísos fiscais e o repatriam
por meio de negócios realizados em nome
das off shores.

( ) E também a contabilidade da empresa, em
tais países, não precisa ser auditada. Os
donos dos recursos podem movimentar
dinheiro ou constituir empresas por vários
meios que omitem seus nomes, como o
sistema de ações ao portador.

( ) Esses países conhecidos como paraísos
fiscais têm como principais atrativos a
legislação tributária branda, com direito até a
isenção de impostos, e garantia de sigilo
bancário, comercial e societário.
(Adaptado de Ana D'Angelo, Andrea Cordeiro e Vicente
Nunes, Correio Braziliense, 08/09/2003)

a) 1º,2º,4º,3º,5º
b) 2º,1º,3º,5º,4º
c) 3º,2º,1º,5º,4º
d) 1º,5º,4º,3º,2º
e) 5º,2º,3º,1º,4º

20- Em relação ao texto, assinale a opção incorreta a
respeito dos sinais de pontuação.

O governo, de janeiro a maio deste ano,
arrecadou R$ 937 milhões adicionais por
meio do Programa de Integração Social –
PIS. Em dezembro do ano passado, a alíquota
da contribuição subiu de 0,65% para
1,65%. O aumento foi concedido para compensar
possíveis perdas de arrecadação com
o fim da cumulatividade – incidência da contribuição
em todas as etapas da fabricação
do mesmo produto –, que foi aprovado no
final do ano passado.
(Sílvia Mugnatto, Folha de S.Paulo, 01/09/2003)

a) As vírgulas da linha 1 se justificam por isolar
um complemento circunstancial intercalado
entre o sujeito e o predicado do período.

b) Eliminando-se o travessão(l.3), “PIS” poderia
estar entre parênteses, sem prejuízo
gramatical para o período.

c) Se a expressão “Em dezembro do ano
passado”(l.4) estivesse no final do período
(com minúscula) não haveria exigência de
isolá-la antecedendo-a com uma vírgula.

d) Os travessões das linhas 8 e 10 poderiam ser
substituídos por parênteses e o período se
manteria gramaticalmente correto.

e) A vírgula após o travessão(l.10) justifica-se
para isolar a subseqüente oração de caráter
restritivo.
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MensagemAssunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003   Tecnico da Receita Federal 2003 EmptyTer 22 Jul 2008, 18:51

GABARITO

01 - C
02 - D
03 - A alterado para a letra B após os recursos
04 - B
05 - B
06 - D
07 - E
08 - D
09 - E
10 - D

11 - A
12 - D
13 - B
14 - A
15 - B
16 - C
17 - E alterado para a letra D após os recursos
18 - C
19 - B
20 - E

III - ALTERAR:
a) na Prova 1 - a resposta da questão nº 03, da letra "A" para a letra "B" e da
questão nº 17, da letra "E" para a letra "D", ambas da disciplina Língua
Portuguesa;
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