| | Tecnico da Receita Federal 2003 | |
| | Autor | Mensagem |
---|
oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Tecnico da Receita Federal 2003 Ter 22 Jul 2008, 18:49 | |
| LÍNGUA PORTUGUESA
Leia o texto para responder às questões de 01 a 03.
Um dos motivos principais pelos quais a temática das identidades é tão freqüentemente focalizada tanto na mídia assim como na universidade são as mudanças culturais, sociais, econômicas, políticas e tecnológicas que estão atravessando o mundo e que são experienciadas, em maior ou menor escala, em comunidades locais específicas. Como indica Fridman (2000, p. 11), “se a modernidade alterou a face do mundo com suas conquistas materiais, tecnológicas, científicas e culturais, algo de abrangência semelhante ocorreu nas últimas décadas, fazendo surgir novos estilos, costumes de vida e formas de organização social”. Há nas práticas sociais cotidianas que vivemos um questionamento constante de modos de viver a vida social que têm afetado a compreensão da classe social, do gênero, da sexualidade, da idade, da raça, da nacionalidade etc., em resumo, de quem somos na vida social contemporânea. É inegável que a possibilidade de vermos a multiplicidade da vida humana em um mundo globalizado, que as telas do computador e de outros meios de comunicação possibilitam, tem colaborado em tal questionamento ao vermos de perto como vivemos em um mundo multicultural e que essa multiculturalidade, para qual muitas vezes torcíamos/ torcemos os narizes, está em nossa própria vida local, atravessando os limites nacionais: os grupos gays, feministas, de rastafaris, de hip-hop, de trabalhadores rurais sem-terra etc. (Luiz Paulo da Moita Lopes, Discursos de identidades, p. 15)
01- Das seguintes relações de causa (primeira coluna) e conseqüência (segunda coluna), assinale a única que não é possível inferir a partir do texto.
a) mudanças culturais e sociais ----- focalização da temática das identidades
b) modernidade no mundo ---- novas formas de organização social
c) acesso à multiculturalidade ---- acesso às telas do computador
d) questionamento dos modos de viver ---- alteração na compreensão da sexualidade
e) novas conquistas tecnológicas e culturais---- novos estilos e costumes de vida
02- Assinale a opção correta a respeito do emprego dos verbos no texto.
a) As regras gramaticais da norma culta exigem o emprego de plural em “são”(l.4) para respeitar a concordância com “tanto na mídia assim como na universidade”(l.3 e 4).
b) A alternativa textual de se empregar o verbo existir no lugar do impessoal “Há”(l.15), e preservar a correção gramatical, exige que seja usada a forma de plural: existem.
c) O emprego do acento em “têm”(l.18 ), tornando o vocábulo tônico, indica que o verbo está aí concordando com “práticas sociais cotidianas”(l.15 e 16).
d) A complementação do verbo viver preenche funções sintáticas diferentes nas ocorrências das linhas 16 e 27.
e) A dupla possibilidade verbal que o texto oferece, “torcíamos/torcemos”(l.29 e 30) envolve variação no tempo e modo verbais, mas preserva a pessoa gramatical.
03- Analise as seguintes alterações propostas para as estruturas lingüísticas do texto e assinale a opção correta.
a) Preserva-se a correção gramatical e a coerência textual ao usar o pronome relativo que em lugar de “quais”(l.1), desde que precedido da preposição por.
b) Preserva-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao retirar “de abrangência”( l.12).
c) Preserva-se a correção gramatical mas altera-se a coerência textual ao usar a forma verbal flexionada faz no lugar da forma nominal “fazendo”(l.13), desde que se insira antes dela a conjunção e. d) Preservam-se a correção gramatical e os sentidos do texto ao inserir o diante de “que”(l.24), desde que seja retirada a vírgula após “possibilitam”(l.26). e) Preserva-se a correção gramatical, mas prejudica-se a coerência textual ao substituir a forma nominal “atravessando”(l.31) por e atravessa.
Leia o texto abaixo para responder às questões 04 e 05.
Com a tramitação das reformas constitucionais no Congresso, estamos prestes a inscrever em nossa Carta Magna disposições como limite salarial de integrantes dos poderes e dos serviços públicos estaduais, assunto que dificilmente se discutirá no Legislativo de qualquer outra federação, monárquica ou republicana, presidencialista ou parlamentarista, e que pouco provavelmente se encontrará em outra Constituição. A indagação cabível, a meu ver, é como e por que chegamos a tanto. O cerne desse desafio, que julgo não respondido, pode ser resumido num simples raciocínio: o sistema federativo, por oposição à forma unitária do Estado, nada mais é do que distribuir espacialmente o poder. A origem e o fundamento da divisão espacial do poder, representados pela federação, devem ser procurados entre aqueles que criaram o primeiro regime federativo do mundo. O modelo confederativo, como se sabe, já era conhecido historicamente e foi adotado nos artigos da confederação que precederam e viabilizaram a luta pela independência das 13 colônias da América do Norte. O que marca a singularidade do novo sistema é exatamente a diferença entre as confederações anteriores e a alternativa criada pelos convencionais da Filadélfia. Equilibrar poderes, distribuir competências e responsabilidades rigorosamente simétricas em uma nação tão profundamente assimétrica, mais do que um desafio de engenharia política, ainda é uma incógnita indecifrada, que, como a esfinge, ameaça-nos devorar. (Marco Maciel, Pacto federativo, Folha de São Paulo, 14/09/2003, com adaptações)
04- Marque F (falso) ou V (verdadeiro) para inferências a partir do texto.
( ) As reformas constitucionais reforçam a distribuição espacial do poder.
( ) Um Estado que adota uma forma unitária não distribui espacialmente o poder.
( ) Confederações são Estados que adotam, constitucionalmente, o regime federativo a partir da independência dos Estados Unidos.
( ) Nossa Carta Magna será a primeira, ou uma das primeiras, a dispor sobre limite salarial de integrantes dos poderes mas não sobre dos serviços estaduais.
A seqüência correta é
a) V, V, F, V b) V, V, F, F c) F, V, V, V d) V, F, F, F e) F, F, V, F
05- Assinale a opção que representa uma relação de coesão no texto.
a) “assunto”(l.5 e 6) refere-se a “tramitação das reformas constitucionais no Congresso”(l.1 e 2)
b) “tanto”(l.12) refere-se a “inscrever em nossa Carta Magna disposições como limite salarial de integrantes dos poderes e dos serviços públicos estaduais”(l.2 a 5)
c) “aqueles”(l.20) refere-se a “artigos da confederação”( l.24)
d) “modelo confederativo”(l.22) refere-se a “luta pela independência”(l.25 e 26)
e) “nação”(.33) refere-se a “13 colônias da América do Norte”(l.26 e 27)
Última edição por oculto em Ter 22 Jul 2008, 18:51, editado 1 vez(es) | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003 Ter 22 Jul 2008, 18:49 | |
| Leia o texto abaixo para responder à questão 06.
O panorama da sociedade contemporânea sugere-nos incontáveis abordagens da ética. À medida que a modernidade — ou a pós-modernidade — avança, novas facetas surgem com a metamorfose do espírito humano e sua variedade quase infinita de ações. Mas, falar sobre ética é como tratar da epopéia humana. Na verdade, está mais para odisséia, gênero que descreve navegações acidentadas, lutas e contratempos incessantes, embates de vida e morte, ilusões de falsos valores como cantos de sereias, assédios a pessoas e a propriedades, interesses contraditórios de classes dominantes figuradas pelos deuses, ora hostis ora favoráveis. As aventuras de Ulisses sintetizam e representam o confronto de ideais nobres e de paixões mesquinhas. Não obstante narramse também feitos de abnegação, laços de fidelidade entre as pessoas e suas terras, lances de racionalidade e emoção, a perseverança na reconquista de valores essenciais. Os mitos clássicos são representações de vicissitudes humanas e situações éticas reais. (Adaptado de José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, São Paulo: Senac, 2002, págs.17 e 18 )
06- Em relação ao texto, assinale a opção correta.
a) Em “sugere-nos”(l.2) o pronome enclítico exerce a mesma função sintática do “se” em “narram-se”(l.17 e 18 ).
b) Ao se substituir “À medida que”(l.2 e 3) por À medida em que, preservam-se as relações semânticas originais do período.
c) A preposição “com”(l.5) está sendo empregada para conferir a idéia de comparação entre “novas facetas”(l.4) e “metamorfose do espírito humano”(l.5).
d) A expressão “Na verdade, está mais para odisséia”(l.8 ) e as informações que se sucedem permitem a inferência de que “epopéia”( l.7) não traria a noção de dificuldades, fracassos.
e) O período permaneceria correto se a preposição na expressão “confronto de ideais”(l.16) fosse, sem outras alterações no período, substituída por entre.
Leia o texto abaixo para responder às questões 07 e 08.
Seja nos mitos de criação seja na cosmologia de hoje, há uma busca do sentido do mundo, um esforço de compreensão da natureza e do universo. As representações do espírito humano, num caso e noutro, constituem variações sobre o mesmo tema: penetrar no âmago da realidade. Não é segredo algum descobrir que a busca de sentido para o cosmos se engata com a procura de sentido para a existência da família humana. Para além das concepções científicas e das diversidades culturais, o porquê da nossa vida, de sua origem e do seu destino, acompanha passo a passo nossa evolução histórica. A ocupação do planeta, a organização da convivialidade, a compatibilização dos contrários, presentes em toda parte, e a eterna busca de valores transcendentes estão no mesmo séquito que acompanha a observação do mundo natural, nas descobertas de nexo entre causa e efeito, nos postulados científicos e nas aplicações técnicas. (José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, São Paulo: Senac, 2002, p.20)
07- Assinale a substituição ou adaptação sugerida que prejudicaria os sentidos originais ou a correção gramatical do texto.
a) “Seja...seja”(l.1) > Quer ...quer b) “num caso e noutro”(l.5) > em um caso e em outro c) “tema:”(l.6) > tema, que é d) “com a”(l.10) > na e) “Para além das”(l.11) > Por meio das
08- Assinale a opção que está de acordo com a idéia central do texto.
a) A cosmologia é uma ciência exata que dispensa valores humanísticos e procura apenas relações de causa e efeito.
b) Os mitos, como exclusivas representações do espírito humano, configuram o caminho por excelência para a busca por valores transcendentes.
c) As concepções científicas e a diversidade cultural são obstáculos que invalidam uma visão hegemônica do mundo natural.
d) O porquê da vida humana, sua origem e seu destino são indagações subjacentes tanto aos mitos quanto às investigações de caráter científico.
e) Nos postulados científicos e nas aplicações técnicas, as descobertas de nexo entre causa e efeito negligenciam as leis da cosmologia.
09- Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.
A ciência moderna desestruturou saberes tradicionais, e seu paradigma mecanicista, que encara o mundo natural como máquina desmontável, levou a razão humana aos limites da perplexidade, porquanto a fragmentação do conhecimento em pequenos redutos fechados se afasta progressivamente da visão do conjunto. A excessiva especialização das partes subtrai o conhecimento do todo. Daí resulta a dificuldade teórica e prática para que o espírito humano se situe no tempo e no espaço da sua existência concreta. (José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, São Paulo: Senac, 2002, p. 27)
a) O sentido da palavra “paradigma”(l.2) está associado à idéia de modelo, ponto de vista teórico.
b) As vírgulas após “mecanicista”(l.2) e após “desmontável”(l.3 e 4) isolam uma expressão de caráter explicativo.
c) Pelos sentidos do texto, o sujeito sintático de “levou”(l. 4) é “seu paradigma mecanicista” (l.2).
d) Ao se substituir a conjunção “porquanto”(l.5) pela conjunção porque, as relações sintáticas e semânticas do período são mantidas.
e) Em “se situe”(l.11) o pronome “se” indica indeterminação do sujeito e contribui para conferir impessoalidade ao texto.
10- Assinale a opção em desacordo com as idéias do texto.
Não mais se conta com um eixo filosófico ou religioso sobre o qual girem as ciências, as técnicas e até mesmo a organização social. Como adverte Edgar Morin, a ciência também produz a ignorância, uma vez que as especializações caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades complexas. Paradoxalmente, cada avanço unidirecional dos conhecimentos científicos produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar, para as quais se pressupõem acerto e segurança. Vivemos em uma nebulosa, que não é a via-láctea deslocando-se no espaço cósmico e explicável pela astronomia, mas em uma nebulosa provocada pela falta de contornos definidos para o saber, para a razão e, na prática, para as decisões fundamentais. Afinal, o que significa tudo isso para a felicidade das pessoas e o destino último da sociedade? (José de Ávila Aguiar Coimbra, Fronteiras da Ética, São Paulo: Senac, 2002, p. 27)
a) O eixo filosófico ou religioso sobre o qual giravam as ciências, as técnicas e até mesmo a organização social não está mais disponível.
b) Como as especializações se desviam dos grandes contextos reais e das realidades complexas, a ciência também produz ignorância.
c) Se o avanço dos conhecimentos é unidirecional, produz-se desorientação e perplexidade nas ações para as quais acerto e segurança são pressupostos.
d) A falta de contornos definidos para o saber é provocada pela razão e pelas decisões fundamentais da prática.
e) A nuvem de matéria interestelar em que vivemos, que se desloca no espaço cósmico, é explicável pela astronomia.
Última edição por oculto em Ter 22 Jul 2008, 18:53, editado 1 vez(es) | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003 Ter 22 Jul 2008, 18:49 | |
| 11- Assinale o trecho do texto que foi transcrito com erro.
a) Os direitos humanos, a grande conquista moderna, procedem da idéia de que o governo está a serviço dos cidadãos, e não o contrário. Cada indivíduo, antes mesmo de fazer parte do poder político, já detêm direitos que são seus, pelo simples ato de nascer.
b) É esse vínculo dos direitos humanos ao nascimento que permite dizer que eles são direitos naturais. Já o Estado é um instrumento para realizar fins comuns às pessoas.
c) Vários teóricos da política, ao longo dos séculos XVII e XVIII, afirmaram que o Estado nasceria de um contrato. Eles foram indevidamente contestados depois que os avanços da história mostraram que seria impossível a pessoas isoladas entre si desenvolverem a sofisticação necessária para adotar o conjunto de regras e leis que forma um Estado.
d) O que os contratualistas pretendiam não era tanto afirmar uma verdade histórica, ou sequer uma hipótese, mas expressar uma idéia filosófica forte, revolucionária: o indivíduo tem prioridade sobre o Estado.
e) Mesmo que cada um de nós, em sua vida, nasça dentro de um Estado — e, portanto, depois dele —, este último somente tem validade como ferramenta ou meio para promover fins que são os nossos. Adaptado de Renato Janine Ribeiro, Fronteiras da Ética, São Paulo: Senac, 2002, p.134,135.
Nas questões 12 e 13 assinale a opção que corresponde a erro gramatical ou de grafia das palavras.
12- O Tribunal de Contas da União, por meio do(1) Acórdão(2) nº 1.137, de 13 de agosto de 2003, apresentou o resultado de trabalhos de inspeção realizados junto aos Órgãos Centrais, à(3) Delegacia da Receita Federal em Brasília e à Delegacia Especial de Instituições Financeiras em São Paulo, tendo por objeto avaliar o controle exercido pela Superintendência da Receita Federal sobre à(4) rede arrecadadora de receitas federais. Em diversos trechos de seu relatório, aquele Tribunal reconhece os benefícios advindos(5) do Projeto de Reestruturação do Controle da Rede Arrecadadora de Receitas Federais - Projeto Nova Rarf. (Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 10/09/2003)
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
13- A sociedade humana, desde os seus primórdios, soube desenvolver as dimensões essenciais de sua atividade prática — e já por isso o homem pôde (1)ser definido como tendo sido, desde a sua origem, um animal técnico, ou seja, uma criatura afeita à fainas(2) da transformação da natureza. Foi a filosofia grega, no entanto, e apenas ela, que conseguiu estabelecer aquelas categorias fundamentais para o desdobramento da tecnologia. Não que esse desdobramento estivesse desde sempre( 3) na mira daqueles primeiros pensadores gregos. Em verdade(4), a ligação entre esse pensamento das categorias de base e a sua subserviência ao desenvolvimento da tecnologia só viria a manifestar-se(5) dois milênios mais tarde. (Adaptado de Gerd Bornheim, Fronteiras da Ética, São Paulo: Senac, 2002, p.147)
a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 5
14- Assinale a opção em que a concordância está de acordo com a norma padrão.
a) Os milhares de pessoas que cometeram delitos, após cumprirem suas penas, ficam quites com a sociedade.
b) Nenhum dos colegas de seção afirmaram ter presenciado qualquer ato delituoso, apenas relataram o que ouviram do funcionário punido.
c) A maioria dos casos examinados indicava ser necessário a instauração de sindicância, ainda que alguns de nós relutássemos em acatar a auditoria realizada.
d) Dadas as circunstâncias em que ocorreu um grande número de exonerações, foi publicado, na mídia, uma nota que justificava tal procedimento administrativo.
e) Seguia anexo ao processo administrativo a cópia dos contratos de serviços especializados que haviam sido prestados na gestão anterior.
15- Assinale a opção em que o trecho do texto foi transcrito com erro de sintaxe.
a) As empresas do setor imobiliário que deixaram de prestar contas das transações realizadas em 2002 vão ser alvo de investigação da Receita Federal. Imobiliárias, construtoras e incorporadoras tinham prazo limitado para entregar a Declaração de Informação sobre Atividades Imobiliárias- Dimob.
b) A estimativa é de que metade das empresas não declarou, mas o coordenador-geral de Fiscalização da Receita acredita que muitas delas ainda vão cumprir a exigência. Até o prazo foram entregues 21.395 declarações, mas nos registros da Receita constam em cerca de 40 mil empresas que estariam obrigadas a declarar.
c) O coordenador diz que os dados da Dimob serão confrontados com as informações da declaração das empresas e das pessoas físicas. O coordenador afirma ainda que as informações serão cruzadas com os dados da CPMF, que têm sido instrumento indispensável ao trabalho de fiscalização do órgão.
d) Na declaração, as imobiliárias só devem informar as operações realizadas no ano passado. As empresas que não tiveram atividades em 2002 estão desobrigadas de prestar contas. Quem deixou de entregar a declaração no prazo pagará multa mínima de R$ 5 mil por mês-calendário. Em caso de omissão ou informação de dados incorretos ou incompletos, a multa será de 5% sobre o valor da transação.
e) Essa declaração foi criada em fevereiro de 2003 para identificar as operações de venda e aluguel de imóveis. A Receita quer saber, por exemplo, a data, o valor da transação e a comissão paga ao corretor. No ano passado, foram fiscalizadas 495 empresas do setor, cujas autuações somaram R$ 1,2 bilhão. (Adaptado de www. receita. fazenda.gov.br, 5/06/2003) | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003 Ter 22 Jul 2008, 18:51 | |
| 16- Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.
Todo e qualquer processo de reforma ___1___ realiza pela necessidade de modificar procedimentos___2___ encontrem inadequados ou ultrapassados diante das finalidades para ____3____foram instituídos. O modelo tributário brasileiro foi redesenhado na Assembléia Nacional Constituinte de 1988, dentro de uma visão federativa ___4____ buscava o fortalecimento dos Estados e municípios. Essa afirmação é comprovada ____5_____observamos o espaço tributário pertencente à União que foi cedido aos Estados, como a tributação da energia elétrica, do petróleo e seus derivados, da comunicação e da prestação do serviço de transporte. (Adaptado de Lúcio Alcântara, Folha de S.Paulo,01/09/2003)
a) as se que e sempre que b) lhe caso quem mas se c) se que se as quais que quando d) a os quais cujas quem caso e) os que quando a qual ao
17- Assinale o trecho que, ao preencher a lacuna correspondente, provoca erro gramatical, de pontuação ou de coesão textual. ___________(1)_______________ com predominância de fusões e aquisições de empresas, a mudança de natureza das inversões diretas iniciou- se nos Estados Unidos na década de 80. ________(2)__________ acompanhada de uma grande expansão do investimento de portfólio e da formação de megacorporações, estendeu-se aos demais países nos anos 90. ______________(3) __________ apoiada na valorização global das Bolsas, ocorreu com maior intensidade na segunda metade dos anos 90. _________(4) ___________ de movimento de natureza patrimonial que deu lugar a dois processos simultâneos: a fusão de empresas, com fechamento de plantas no centro industrializado, e o concomitante deslocamento para a periferia dinâmica.__________________(5)__________ da concorrência mundial ensejou a criação concentrada de capacidade produtiva nos setores de nova tecnologia e nas regiões capazes de promover uma integração virtuosa ao processo de internacionalização capitalista.
a) 1- É necessário esclarecer que, b) 2 - Tal transformação na economia, c) 3 - Essa aceleração da centralização de capital, d) 4 - Tratavam-se, essencialmente, e) 5 - Esse último estágio da evolução da estrutura
18- Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e, em seguida, assinale a seqüência correspondente.
( ) As operações de compra de imóveis pelas off shores também estão sendo monitoradas pela Receita. Os dados serão comparados com as declarações de Imposto de Renda dos residentes no Brasil e até com o cadastro de imóveis das prefeituras.
( ) Sem identificação dos donos, cujos nomes são mantidos em sigilo pela legislação dos países onde estão registradas, muitas dessas empresas fazem negócios no Brasil, como a participação em empreendimentos comerciais ou industriais, compra e aluguel de imóveis.
( ) Além de não saber quem são os proprietários dessas off shores, pois não há mecanismos legais que permitem acesso aos verdadeiros donos, o governo também não tem conhecimento da origem desse dinheiro aplicado no País, sem o recolhimento dos impostos devidos.
( ) A Receita Federal está fechando o cerco contra as empresas estrangeiras sediadas em paraísos fiscais que atuam no Brasil, conhecidas como off shores.
( ) Para reduzir essa evasão fiscal, a Receita está identificando as pessoas físicas que alugam imóveis de luxo pertencentes a pessoas jurídicas ou mesmo físicas que atuam em paraísos fiscais. Toda remessa de aluguel é tributada. (Adaptado de Ana D'Angelo, Andrea Cordeiro e Vicente Nunes, Correio Braziliense, 08/09/2003)
a) 1º,2º,4º,3º,5º b) 2º,3º,5º,4º,1º c) 5º,2º,3º,1º,4º d) 1º,5º,4º,3º,2º e) 3º,2º,1º,5º,4º
19- Os trechos abaixo constituem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e, em seguida, assinale a seqüência correspondente.
( ) Em geral, esta firma é constituída apenas para atuar como subsidiária da estrangeira, intermediando seus negócios. Caso a empresa compre imóvel no Brasil, tem que haver registro, tem que existir um responsável, com CPF, o que permite o controle.
( ) O investidor estrangeiro entra no Brasil via Bolsa de Valores, fundos de investimentos ou como sócio de uma empresa brasileira.
( ) O secretário da Receita admite, no entanto, que não há mecanismos para controlar a atuação de brasileiros que mandam dinheiro ilícito para os paraísos fiscais e o repatriam por meio de negócios realizados em nome das off shores.
( ) E também a contabilidade da empresa, em tais países, não precisa ser auditada. Os donos dos recursos podem movimentar dinheiro ou constituir empresas por vários meios que omitem seus nomes, como o sistema de ações ao portador.
( ) Esses países conhecidos como paraísos fiscais têm como principais atrativos a legislação tributária branda, com direito até a isenção de impostos, e garantia de sigilo bancário, comercial e societário. (Adaptado de Ana D'Angelo, Andrea Cordeiro e Vicente Nunes, Correio Braziliense, 08/09/2003)
a) 1º,2º,4º,3º,5º b) 2º,1º,3º,5º,4º c) 3º,2º,1º,5º,4º d) 1º,5º,4º,3º,2º e) 5º,2º,3º,1º,4º
20- Em relação ao texto, assinale a opção incorreta a respeito dos sinais de pontuação.
O governo, de janeiro a maio deste ano, arrecadou R$ 937 milhões adicionais por meio do Programa de Integração Social – PIS. Em dezembro do ano passado, a alíquota da contribuição subiu de 0,65% para 1,65%. O aumento foi concedido para compensar possíveis perdas de arrecadação com o fim da cumulatividade – incidência da contribuição em todas as etapas da fabricação do mesmo produto –, que foi aprovado no final do ano passado. (Sílvia Mugnatto, Folha de S.Paulo, 01/09/2003)
a) As vírgulas da linha 1 se justificam por isolar um complemento circunstancial intercalado entre o sujeito e o predicado do período.
b) Eliminando-se o travessão(l.3), “PIS” poderia estar entre parênteses, sem prejuízo gramatical para o período.
c) Se a expressão “Em dezembro do ano passado”(l.4) estivesse no final do período (com minúscula) não haveria exigência de isolá-la antecedendo-a com uma vírgula.
d) Os travessões das linhas 8 e 10 poderiam ser substituídos por parênteses e o período se manteria gramaticalmente correto.
e) A vírgula após o travessão(l.10) justifica-se para isolar a subseqüente oração de caráter restritivo. | |
| | | oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003 Ter 22 Jul 2008, 18:51 | |
| GABARITO
01 - C 02 - D 03 - A alterado para a letra B após os recursos 04 - B 05 - B 06 - D 07 - E 08 - D 09 - E 10 - D
11 - A 12 - D 13 - B 14 - A 15 - B 16 - C 17 - E alterado para a letra D após os recursos 18 - C 19 - B 20 - E
III - ALTERAR: a) na Prova 1 - a resposta da questão nº 03, da letra "A" para a letra "B" e da questão nº 17, da letra "E" para a letra "D", ambas da disciplina Língua Portuguesa; | |
| | | Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: Tecnico da Receita Federal 2003 | |
| |
| | | | Tecnico da Receita Federal 2003 | |
|
Tópicos semelhantes | |
|
| Permissões neste sub-fórum | Não podes responder a tópicos
| |
| |
| |