oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: As cinco questões da semana - 2 Seg 19 maio 2008, 10:27 | |
| Pessoal,
As 5 questões desta semana foram retiradas da prova de analista judiciário/especialidade taquigrafia - TRF/2008. A prova completa foi colocada aqui no fórum em outro tópico.
Um abç | |
|
oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: As cinco questões da semana - 2 Seg 19 maio 2008, 10:27 | |
| Atenção: As questões de números 41 a 60 referem-se ao texto que segue.
Num encontro pela liberdade de opinião Vimos aqui hoje para defender a liberdade de opinião assegurada pela Constituição dos Estados Unidos e também em defesa da liberdade de ensino. Por isso mesmo, queremos chamar a atenção dos trabalhadores intelectuais para o grande perigo que ameaça essa liberdade. Como é possível uma coisa dessas? Por que o perigo é mais ameaçador que em anos passados? A centralização da produção acarretou uma concentração do capital produtivo nas mãos de um número relativamente pequeno de cidadãos do país. Esse pequeno grupo exerce um domínio esmagador sobre as instituições dedicadas à educação de nossa juventude, bem como sobre os grandes jornais dos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, goza de enorme influência sobre o governo. Por si só, isso já é suficiente para constituir uma séria ameaça à liberdade intelectual da nação. Mas ainda há o fato de que esse processo de concentração econômica deu origem a um problema anteriormente desconhecido – o desemprego de parte dos que estão aptos a trabalhar. O governo federal está empenhado em resolver esse problema, mediante o controle sistemático dos processos econômicos – isto é, por uma limitação da chamada livre interação das forças econômicas fundamentais da oferta e da procura. Mas as circunstâncias são mais fortes que o homem. A minoria econômica dominante, até hoje autônoma e desobrigada de prestar contas a quem quer que seja, colocou-se em oposição a essa limitação de sua liberdade de agir, exigida para o bem de todo o povo. Para se defender, essa minoria está recorrendo a todos os métodos legais conhecidos a seu dispor. Não deve nos surpreender, pois, que ela esteja usando sua influência preponderante nas escolas e na imprensa para impedir que a juventude seja esclarecida sobre esse problema, tão vital para o desenvolvimento da vida neste país. Não preciso insistir no argumento de que a liberdade de ensino e de opinião, nos livros ou na imprensa, é a base do desenvolvimento estável e natural de qualquer povo. Possamos todos nós, portanto, somar as nossas forças. Vamos manternos intelectualmente em guarda, para que um dia não se diga da elite intelectual deste país: timidamente e sem nenhuma resistência, eles abriram mão da herança que lhes fora transmitida por seus antepassados – uma herança de que não foram merecedores. (Albert Einstein, Escritos da maturidade. Conferência pronunciada em 1936)
46. A centralização da produção acarretou uma concentração do capital produtivo nas mãos de um número relativamente pequeno de cidadãos do país.
As expressões sublinhadas podem ser substituídas, respectivamente, sem prejuízo para a correção e o sentido da frase acima, por:
(A) estribou-se numa - comparavelmente (B) incluiu-se em uma - um tanto quanto (C) implicou-se numa - mais ou menos (D) deveu-se a uma - moderadamente (E) originou uma - em certa medida
47. Em respeito às normas de concordância, é preciso corrigir a seguinte frase:
(A) Podem ser mais fortes do que as circunstâncias humanas o interesse daqueles que estabelecem de vez a concentração do poder econômico. (B) Não se deve insistir nos argumentos que dão como essenciais a liberdade de ensino e a de opinião. (C) Não se resignem a imprensa e o ensino aos limites que lhes quer impor o poder econômico de uma minoria. (D) Caso se desconsidere a herança dos valores que nos legaram os antepassados, não se preservará o significado de sua resistência moral. (E) É inútil empenharem-se os governos em disciplinar a economia quando os detentores do poder econômico mantêm o controle do poder político.
48. Atente para as seguintes frases:
I. Einstein investe contra os empresários, que promovem e manipulam a alta concentração do poder econômico. II. Reconheça-se o esforço dos governantes, nessa precisa tentativa de resolver tão grave problema. III. O grande físico dirige-se aos leitores, que identifica como trabalhadores intelectuais e em quem reconhece capacidade de resistência.
A supressão da vírgula alterará o sentido do que está em
(A) I e II, somente. (B) III, somente. (C) II, somente. (D) I e III, somente. (E) I, II e III.
50. Há uma relação de causalidade entre os seguintes segmentos:
(A) influência preponderante nas escolas – impedir que a juventude seja esclarecida. (B) não se diga da elite intelectual deste país – herança de que não foram merecedores. (C) limitação da chamada livre interação das forças econômicas – recorrendo a todos os métodos legais. (D) defender a liberdade de opinião – também em defesa da liberdade de ensino. (E) domínio esmagador sobre as instituições – desenvolvimento estável e natural de qualquer povo.
53. Considere as seguintes afirmações:
I. Einstein defende a liberdade de opinião. II. Um pequeno grupo dominante ameaça a liberdade de opinião. III. Einstein convoca os intelectuais a defenderem essa liberdade.
As frases acima articulam-se de modo claro, correto e coerente em:
(A) Einstein, que defende a liberdade de opinião, convoca os intelectuais a defenderem a mesma, ao julgar ameaçada por um pequeno grupo dominante. (B) Porquanto ameaçada a liberdade de opinião por um pequeno grupo dominante, Einstein defende-a, para o que também se convocam os intelectuais. (C) Tendo em vista que um pequeno grupo dominante ameaça a liberdade de opinião, Einstein convoca os intelectuais a também defendê-la. (D) Einstein convoca os intelectuais, em face da ameaça de um pequeno grupo dominante, a defenderem sua mesma liberdade de opinião. (E) Defendendo a liberdade de opinião, Einstein também convoca os intelectuais, tendo em vista a ameaça de um pequeno grupo dominante.
GABARITO:
046 - E 047 - A 048 - D 050 - A 053 - C
Última edição por oculto em Ter 20 maio 2008, 09:04, editado 3 vez(es) | |
|
Livoca moderador
Número de Mensagens : 28 Data de inscrição : 04/03/2008
| Assunto: Re: As cinco questões da semana - 2 Seg 19 maio 2008, 11:24 | |
| Alexandre,
A primeira questão ficou um pouco mais difícil porque não saiu a parte que deve ser sublinhada, mas por eliminação dá para resolvê-la; por enquanto não tive dúvidas.
Beijos, Lívia. | |
|
oculto classe C
Número de Mensagens : 369 Data de inscrição : 05/01/2008
| Assunto: Re: As cinco questões da semana - 2 Ter 20 maio 2008, 09:06 | |
| Oi Livoca,
Já consertei o problema. (...é sempre bom editar)
Obrigado por avisar.
um abç | |
|
Conteúdo patrocinado
| Assunto: Re: As cinco questões da semana - 2 | |
| |
|